Acredito
que com a aplicação do Projeto de Aprendizagem- PA
supera-se a fragmentação do conhecimento e crie uma relação entre o
conhecimento e a realidade do educando e possibilitando assim sua
formação crítica e detentora de saberes faz que tais ações articulem uma
aprendizagem de forma diferenciada .
Neste
contexto a questão norteadora é o "ponta pé inicial "do PA, pois ela
determina o que será pesquisado, investigado e parte do interesse , do
significado que o tema tem com para o(s) sujeito(s).
Quanto
as dúvidas e certezas provisórias, que constituem o projeto de
aprendizagem, possibilitam paradas para reflexão, feedback, discussão com
outros grupos , bem como a mediação docente de atividades para criar
oportunidades do que se está aprendendo e também do desenvolvimento
de algumas habilidades e competências . Neste contexto refletem para cada
educando a aquisição de informação sendo transformada em conhecimento, esse
desenvolvimento de conhecimento acontece enquanto os educandos investigam,
pensam, refletem, desenham e testam hipóteses.
Lembrando-se sempre que
o PA é um processo de investigação que um grupo está fazendo em cooperação para
compreender determinado fato, que até o momento não sabiam
explicar. Por isso, é importante que os mesmos estejam, a todo o momento,
voltando ao conjunto formado pela questão norteadora, certezas e dúvidas
provisórias.
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