sexta-feira, 27 de maio de 2016

Análise Livro Infanto Juvenil




A partir da e pesquisa feita na biblioteca da escola, de forma contemplar temática  abordada na interdisciplina  escolhi o livro :

 Imagem inline 1
Sinopse: Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinho Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar.

Disponível em http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40443

Tal escolha ocorreu tendo como referência a leitura e a discussão dos materiais e recursos audiovisuais vistos na aula da interdisciplina Literatura Infanto Juvenil, bem como ser adequada a faixa etária dos meus alunos, uma vez que permite um olhar sobre as diferentes tipologias textuais por meio de diversidade de linguagens e imagens que livro elenca ao longo de sua narrativa poética, sendo que o livro é constituído de  rimas.
Neste contexto o livro transpassa ao leitor que além de conhecer sua narrativa poética faz uso de personagens conhecidos do universo literário e desta forma o leitor passeia junto com carteiro pelos contos clássicos a cada “entrega”.          
A estrutura apresentada pelo livro são cenas do cotidiano dos personagens dos contos clássicos, sendo mostrado portando por meio de sequência de imagens que ao longo do livro vão se completando a cada entrega que personagem principal O carteiro efetiva.                                                                                                                 
Neste mosaico de imagens sequenciadas tratam-se das relações dos personagens e suas características, bem como estas relações são construídas/constituídas nos contos clássicos que estes personagens estão presentes.
Sua leitura permite significações que cada conto clássico tem  junto ao leitor em sua  memória afetiva, seja por suas ilustrações, seja pelas rimas , seja pelos recursos visuais que estão contidos no livro (quebra-cabeça, cartão de aniversário,etc.) , sendo assim as imagens “narrativas”, que aparecem, ao longo do livro  e ocorrem em distintos espaços e compõem ao seu final, de forma singela, a identificação do leitor com universo mágico leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário