A partir
da e pesquisa feita na biblioteca da escola, de forma contemplar temática abordada na interdisciplina escolhi o livro :
Sinopse: Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de
mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o
gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe
proporcionou. Cachinho Dourados aproveita para se desculpar com a família
Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o
catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma
promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o
carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar.
|
Disponível em http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40443
Tal escolha ocorreu tendo
como referência a leitura e a discussão dos materiais e recursos audiovisuais
vistos na aula da interdisciplina Literatura Infanto Juvenil, bem como ser adequada
a faixa etária dos meus alunos, uma vez que permite um olhar sobre as diferentes
tipologias textuais por meio de diversidade de linguagens e imagens que livro
elenca ao longo de sua narrativa poética, sendo que o livro é constituído de rimas.
Neste contexto o livro
transpassa ao leitor que além de conhecer sua narrativa poética faz uso de
personagens conhecidos do universo literário e desta forma o leitor passeia
junto com carteiro pelos contos clássicos a cada “entrega”.
A estrutura apresentada pelo livro são
cenas do cotidiano dos personagens dos contos clássicos, sendo mostrado
portando por meio de sequência de imagens que ao longo do livro vão se
completando a cada entrega que personagem principal O carteiro efetiva.
Neste
mosaico de imagens sequenciadas tratam-se das relações dos personagens e suas
características, bem como estas relações são construídas/constituídas nos contos
clássicos que estes personagens estão presentes.
Sua leitura permite
significações que cada conto clássico tem
junto ao leitor em sua memória
afetiva, seja por suas ilustrações, seja pelas rimas , seja pelos recursos
visuais que estão contidos no livro (quebra-cabeça, cartão de aniversário,etc.)
, sendo assim as imagens “narrativas”, que aparecem, ao longo do livro e ocorrem em distintos espaços e compõem ao
seu final, de forma singela, a identificação do leitor com universo mágico
leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário