sexta-feira, 27 de maio de 2016

Literatura e a imaginação



                                                     
A literatura sempre esteve (oni) presente em meu cotidiano, pois após fazer rito de passagem da leitura da imagem para leitura resignificada dos símbolos, a escrita, ela continuou criando e significando em meu dia a dia,  mesmo quando não era uma leitura prazerosa e sim uma  leitura obrigatória que a escola demandava , mesmo assim  seus sentidos e sua simbologia me faziam adentrar na obra de uma maneira hipnótica , onde só desperto quando ao seu final chego . Para  tanto me remeto a imagem de Fratto :

Figura 1: Literatura e imaginação
Fonte: http://www.taiadaweb.com.br/
A Literatura   permite que se entenda quem somos e o contexto em que vivemos, bem como as reflexões acerca das identidades que constituem na atualidade, desta forma as visões de mundo que vão além de suas páginas e as mudanças que dela e por ela surgem, na prerrogativa que cada geração recebe uma herança cultural, pois estamos inseridos no tempo, em que o presente adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.
A isto contribui Elias José (2009, p.19) 
“A literatura pode nos levar a um mundo idealizado, capaz de nos dar, sem nos alienar, o que cotidianos nega. A literatura pode nos levar a conhecer pessoas, as personagens de ficção geram em nosso espírito simpatia ou antipatia, e possibilitam que o nosso “eu” se encontre e se reconheça ou se estranhe em diferentes “eus”. Este processo de identificação ou de projeção já nos da medida psicológica do texto literário, que age catarticamente sobre o caminho que nos leva à difícil viagem ao nosso anterior. Saímos [..] cheios de perguntas sobre e as pessoas que nos cercam . Sobre  o mundo que nós e que, muitas  vezes desconhecemos.”
Neste contexto a literatura representa no processo de ensino aprendizagem a construção de narrativas em que os alunos desenvolvem personagens, temas, enredos, diálogos e conflitos por meio da leitura nas quais tomam consciência de como a linguagem narrativa constitui/constrói.
           A leitura de livros literários oferece enredos, personagens e conflitos que, ao serem lidos, possibilita a se colocar no lugar de seus personagens e permite, simultaneamente, a construção e a compreensão das narrativas enquanto sua leitura se realiza.                                                                                                       
Diante do exposto penso que a literatura permiti muito mais que a ampliação das capacidades linguísticas e semânticas dos alunos em contextos de letramento significativos, uma vez que articula desafios cognitivos presentes quando eles criam os próprios registros e acionam o conhecimento que têm sobre a escrita, bem como de seu imaginário ao (com)partilhar situações e vivências carregadas de significações e sentidos pouco conhecidas adentrando ao novo mundo:“O faz de conta...”,onde palavras e a imaginação são inseparáveis e como esta estrutura narrativa permite os diferentes registros plásticos (desenhos, rabiscos ou escrita), saindo assim da simples escrita convencional , tornando assim a leitura uma experiência rica de sentidos. 

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