A
literatura sempre esteve (oni) presente em meu cotidiano, pois após fazer rito
de passagem da leitura da imagem para leitura resignificada dos símbolos, a escrita,
ela continuou criando e significando em meu dia a dia, mesmo quando não era uma leitura prazerosa e
sim uma leitura obrigatória que a escola
demandava , mesmo assim seus sentidos e
sua simbologia me faziam adentrar na obra de uma maneira hipnótica , onde só
desperto quando ao seu final chego . Para
tanto me remeto a imagem de Fratto :
Figura 1: Literatura e imaginação
Fonte: http://www.taiadaweb.com.br/
A
Literatura permite que se entenda quem somos e o contexto
em que vivemos, bem como as reflexões acerca das identidades que constituem na
atualidade, desta forma as visões de mundo que vão além de suas páginas e as
mudanças que dela e por ela surgem, na prerrogativa que cada geração recebe uma
herança cultural, pois estamos inseridos no tempo, em que o presente adquire
sentido pelo passado e pelo futuro desejado.
A
isto contribui Elias José (2009, p.19)
“A
literatura pode nos levar a um mundo idealizado, capaz de nos dar, sem nos alienar,
o que cotidianos nega. A literatura pode nos levar a conhecer pessoas, as
personagens de ficção geram em nosso espírito simpatia ou antipatia, e
possibilitam que o nosso “eu” se encontre e se reconheça ou se estranhe em
diferentes “eus”. Este processo de identificação ou de projeção já nos da
medida psicológica do texto literário, que age catarticamente sobre o caminho
que nos leva à difícil viagem ao nosso anterior. Saímos [..] cheios de
perguntas sobre e as pessoas que nos cercam . Sobre o mundo que nós e que, muitas vezes desconhecemos.”
Neste contexto a literatura representa
no processo de ensino aprendizagem a construção de narrativas em que os alunos desenvolvem
personagens, temas, enredos, diálogos e conflitos por meio da leitura nas quais
tomam consciência de como a linguagem narrativa constitui/constrói.
A leitura de livros literários oferece enredos, personagens e conflitos que, ao serem lidos, possibilita a se colocar no lugar de seus personagens e permite, simultaneamente, a construção e a compreensão das narrativas enquanto sua leitura se realiza.
A leitura de livros literários oferece enredos, personagens e conflitos que, ao serem lidos, possibilita a se colocar no lugar de seus personagens e permite, simultaneamente, a construção e a compreensão das narrativas enquanto sua leitura se realiza.
Diante do
exposto penso que a literatura permiti muito mais que a ampliação das
capacidades linguísticas e semânticas dos alunos em contextos de letramento
significativos, uma vez que articula desafios cognitivos presentes quando eles
criam os próprios registros e acionam o conhecimento que têm sobre a escrita,
bem como de seu imaginário ao (com)partilhar situações e vivências carregadas
de significações e sentidos pouco conhecidas adentrando ao novo mundo:“O faz de conta...”,onde palavras e a
imaginação são inseparáveis e como esta estrutura narrativa permite os diferentes registros plásticos (desenhos, rabiscos ou escrita),
saindo assim da simples escrita convencional , tornando assim a leitura uma
experiência rica de sentidos.
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