Por muito
tempo o foco matemático era “apenas” as 4 operações e problemas matemáticos aplicado
de forma descontextualizada do cotidiano do educando. Creio que por isto e por
outros fatores adversos a matemática se tornou o “Bicho Papão”, sendo
que se faz necessário quebrar tais barreiras que construíram/constituíram
sobre esta área do conhecimento.
A identidade social que cada educando meu tem
sobre a questão matemática, seus saberes construídos/constituídos de seu
cotidiano ficam por vezes “excluídos” do currículo escolar, e desta feita
deixando a matemática, contudo penso que
algumas transformações estão surgindo que articulam mudanças sobre a Educação
da Matemática no ambiente escolar
Penso que ao
articular o currículo para realidade contemporânea possibilita que os educandos,
em seu processo de aprendizagem, ,façam
significações sobre o conteúdo , criando
deste modo condições para que aliem estes novos saberes nas suas diversas
práticas sociais e desta forma favorecendo
assim a construção/constituição entre os saberes que vão além dos muros da
escola .
Em
2014 tive acesso a formação oferecida pelo PNAIC- Pacto nacional pela
Alfabetização na Idade Certa ministrado aos professores do 1º ao 3º anos
respectivamente . Dentre os materiais
compartilho :
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