domingo, 9 de outubro de 2016

A Matemática e os Direitos de Aprendizagem



Por muito tempo o foco matemático era “apenas” as 4 operações e problemas matemáticos aplicado de forma descontextualizada do cotidiano do educando. Creio que por isto e por outros fatores adversos a matemática se tornou o “Bicho Papão”, sendo que se faz necessário quebrar tais barreiras que construíram/constituíram  sobre esta área do conhecimento.
A identidade social que cada educando meu tem sobre a questão matemática, seus saberes construídos/constituídos de seu cotidiano ficam por vezes “excluídos” do currículo escolar, e desta feita deixando a matemática,  contudo penso que algumas transformações estão surgindo que articulam mudanças sobre a Educação da Matemática  no ambiente escolar                                  
Penso que ao articular o currículo para realidade contemporânea possibilita que os educandos, em seu processo de aprendizagem, ,façam  significações sobre o conteúdo , criando deste modo condições para que aliem estes novos saberes nas suas diversas práticas sociais e desta forma  favorecendo assim a construção/constituição entre os saberes que vão além dos muros da escola .

Em 2014  tive acesso a formação  oferecida pelo PNAIC- Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa ministrado aos professores do 1º ao 3º anos respectivamente . Dentre os materiais  compartilho :

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